terça-feira, 17 de abril de 2012

O Papel da Escola Diante das Novas Tecnologias

As novas tecnologias trouxeram grande impacto sobre a Educação desenvolvida nos dias atuais, criando novas formas de aprendizado, disseminação do conhecimento e, especialmente, novas relações entre professor e aluno. A Internet tem contribuído fortemente para uma total mudança nas práticas de comunicação e, consequentemente, educacionais. Na leitura, na forma de escrever, na pesquisa e até mesmo como instrumento complementar na sala de aula ou como estratégia de divulgar a informação. E, nas escolas, isto não poderia ser diferente. Deixou-se as pesadas enciclopédias de lado e substituiu-as pelas enciclopédias digitalizadas e pela consulta a portais educacionais virtuais. Passou-se a utilizar sistemas eletrônicos e apresentações coloridas para tornar as aulas mais atrativas, muitas vezes, deixando de lado a tradicional lousa e giz. Muitos trabalhos passaram a ser subsidiados pelas informações disponíveis na rede mundial e, com isso, trouxeram-se benefícios e riscos, mudando as tradicionais formas de aprender e de ensinar. Apesar de toda essa contribuição, é certo que a Internet não é a solução para todos os males, nem deve ser vista dessa maneira. No papel de ferramenta de apoio, ela não deve ser considerada como substituta a outras práticas, como o relacionamento humano dentro da sala de aula, entre professor e aluno e entre os estudantes. Isto porque a Internet depende de intermediações inteligentes e articuladas pré-estabelecidas para fornecer um ambiente de aprendizagem. Esse é o papel do professor: oferecer aos alunos orientação para consultas e pesquisas, aproveitando melhor a agilidade desse meio, uma das maiores vantagens das informações disponíveis na rede mundial. O que se percebe, enfim, é que as novas tecnologias trouxeram impactos sobre nosso dia-a-dia, exercendo importante papel nos desdobramentos dos serviços educacionais e proporcionando avanço para a democratização da Educação. A Educação tecnológica requer do aluno mais disciplina, motivação, além de uma nova forma de encarar o processo de ensino e aprendizagem, provocando, com certeza, uma nova cultura educacional, mais abrangente e democrática.

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