Foi extraordinária a experiência de navegar nos links indicados pela atividade referente à Unidade 2 – Internet; Hipertexto e Hipermídia. É incrível como através de pequenas navegações descobrimos tantos recursos desconhecidos em nosso cotidiano. Foram inúmeras descobertas mediante as consultas realizadas, o que pôde esclarecer dúvidas rotineiras e que até o momento pareciam indecifráveis.
Saber quando e quem criou o hipertexto foi superinteressante. Descobri que a palavra hipertexto foi inventada em 1965 pelo engenheiro Ted Nelson, num estudo teórico sobre escrita não sequencial, a transferência de textos entre dois sistemas, não na base de um sinal gráfico de cada vez, como fazia o telégrafo, mas de blocos inteiros. Depois disso em 1990, o britânico Tim Berners - Lee colocou em prática o hipertexto propriamente dito.
O hipertexto pode ser reconhecido por duas abreviações: o HTML (Hypertext Markup Language, usado pelos programadores para criar as páginas) e o HTTP (Hypertext Transfer Protocol, que permite o acesso dos usuários a elas.) A palavra combina o grego huper, muito além e o latim textus, tecido ponto a ponto. Os conhecimentos que podem ser extraídos dessa ferramenta são riquíssimos e de grande relevância para as nossas vidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário