segunda-feira, 14 de maio de 2012

“Contextualizando a mudança: da teoria a prática

Os avanços na virtualização da aprendizagem, ainda seguem de maneira lenta e muito polêmica em nossas Instituições de Ensino. Polêmica porque muitos educadores não acreditam que essas novas linguagens e métodos virtuais alcancem de forma satisfatória o aprendizado dos alunos. Lenta, justamente por haver muitas incógnitas sobre o verdadeiro papel dessas linguagens. As conversas virtuais, gramaticalmente falando, prejudicam a escrita e leitura dos alunos, pois o ponto forte das mesmas são as escritas de forma incorreta, o que é aceito sem nenhum problema e sem nenhuma correção, na linguagem multimodal.
            Na prática de sala de aula, como educadora, procuro interagir as aulas a serem ministradas com as novas estratégias de ensino que desperta mais a atenção da clientela. Conversas informais a respeito do assunto mais comentado na Internet, o vídeo mais recente do youtube, dentre outros assuntos, buscando contextualizar os assuntos abordados com a temática da aula.
            As tecnologias contribuem significativamente para o aprendizado dos alunos por possuir atrativos que não são encontrados em livros e muito menos apresentado pelo professor de maneira tão chamativa. Através da tecnologia, os alunos leem com mais facilidade e vontade, se interessam mais pelos recursos apresentados e manuseiam com muito mais facilidade os conteúdos que em sala de aula, seria muito mais dificultoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário