A nova geração de estudantes já nasce em constante contato com a tecnologia. Os objetos instrucionais multimídia aproximam o conhecimento da vida do aluno, habituado à linguagem digital, ficando mais fácil construir significados, já que conceitos são concretizados por meio de representações visuais e sonoras.
As animações interativas os ajudam a construir um modelo animado do que eles estão estudando na disciplina e otimizam a percepção visual de ideias e conceitos. Assim, a exposição do conteúdo acontece de modo dinâmico e interativo, potencializando o aprendizado.
O professor Lucas Ciavatta através de sua obra “O Passo” introduziu no ensino-aprendizagem de ritmo e som novos conceitos, como posição e espaço musical, e novas ferramentas, como o andar que dá nome ao método, notações orais e corporais e a partitura de aproximação.
A obra de Ciavatta (2003) está baseada num andar específico e orientado por quatro eixos: corpo: pensando-o não como um simples ajudante da mente, mas principalmente como uma unidade autônoma de construção de conhecimento; representação: utilizando de forma equilibrada os recursos da imitação e das notações corporal, oral e gráfica; grupo: fortalecendo o indivíduo através de sua relação com o grupo e fortalecendo o grupo pela força individual de cada integrante; e cultura: encontrando referências para nossas realizações e entendendo como opera a dinâmica que faz dialogar as culturas.
Os objetos multimídia estimulam nos alunos o conceito de aprendizagem significativa, os induzindo ao pensamento e à elaboração de conclusões próprias.
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