quinta-feira, 31 de maio de 2012

Atividade 4.1 - Conhecendo Objetos Multimídia

A nova geração de estudantes já nasce em constante contato com a tecnologia. Os objetos instrucionais multimídia aproximam o conhecimento da vida do aluno, habituado à linguagem digital, ficando mais fácil construir significados, já que conceitos são concretizados por meio de representações visuais e sonoras.
As animações interativas os ajudam a construir um modelo animado do que eles estão estudando na disciplina e otimizam a percepção visual de ideias e conceitos. Assim, a exposição do conteúdo acontece de modo dinâmico e interativo, potencializando o aprendizado.
O professor Lucas Ciavatta através de sua obra “O Passo” introduziu no ensino-aprendizagem de ritmo e som novos conceitos, como posição e espaço musical, e novas ferramentas, como o andar que dá nome ao método, notações orais e corporais e a partitura de aproximação.
 A obra de Ciavatta (2003) está baseada num andar específico e orientado por quatro eixos: corpo: pensando-o não como um simples ajudante da mente, mas principalmente como uma unidade autônoma de construção de conhecimento; representação: utilizando de forma equilibrada os recursos da imitação e das notações corporal, oral e gráfica; grupo: fortalecendo o indivíduo através de sua relação com o grupo e fortalecendo o grupo pela força individual de cada integrante; e cultura: encontrando referências para nossas realizações e entendendo como opera a dinâmica que faz dialogar as culturas.
Os objetos multimídia estimulam nos alunos o conceito de aprendizagem significativa, os induzindo ao pensamento e à elaboração de conclusões próprias.

Conceito de Currículo e o Processo de Integração de Tecnologias ao Currículo

              Currículo são todos os conhecimentos a serem transmitidos aos alunos e que não ficam só no entorno escolar, mas sim, de alcance local, global utilizando as várias tecnologias nas práticas pedagógicas. Com isso, expandem-se novas situações de aprendizagem e de avanços nos meios possíveis de comunicação, que a sociedade constitui. É considerado como sendo a base fundamental de todo sistema de ensino. Sua estrutura constitui o conhecimento organizado e sistematizado, situado historicamente em seu contexto, permitindo que seja levado em conta a realidade da escola, a vida dos alunos, o entorno escolar, os acontecimentos locais e globais que interferem no sistema de relações estabelecido na dinâmica do processo educacional.
               A educação nos dias atuais passa por reformulações em metodologias, em recursos didáticos, buscando acompanhar o mundo evoluído tecnologicamente. A integração entre tecnologias e currículo se estabelece através de uma ótica de transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência, de ensino e de aprendizagem ativa, de formação de cidadãos e de vivência democrática, ampliando-se muito mais pela presença das novas tecnologias.
              O uso das tecnologias facilita o interesse dos alunos pelos conteúdos, pois são novas linguagens, que fazem parte do cotidiano dos alunos e das escolas. O desafio nesse processo está na criação de um parâmetro de educação que esteja aberto para o desenvolvimento de propostas relacionadas ao currículo, metodologias de ensino e formas de atuação dos educadores, considerando as contribuições que as tecnologias proporcionam para a realização de um trabalho.
              Nesse sentido, currículo é o caminho a ser percorrido durante o aprendizado e é elaborado de acordo com o pensamento pedagógico de cada época, nunca está pronto e acabado.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Desenvolvimento de Projeto em Sala de Aula com Integração das Tecnologias ao Currículo

Projetos de Trabalhos em Sala de Aula com Integração de Tecnologias ao Currículo

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade 3: Currículo, Projetos e Tecnologias  
Atividade: 3.3 Projetos de trabalhos em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.
Tutora: Deusiram de Sousa Barros Silva
Cursistas:
  • Albenize Dias Silva Almeida
  • Ana Maria Morais de Lima
  • Anailza Magalhães Xavier Fagundes
  • Decilene Gomes da Cruz
  • Domingas Texeira do Nascimento Oliveira
  • Glaucia Maria da Cruz Botelho
  • Helia Maria da Costa
  • Lina Maria de Jesus Freitas Pereira
  • Maria Mazoleine Araújo Lima
  • Maria Sebastiana Pereira Jorge
  • Sivanilde Rodrigues da Silva Ferreira
  • Valdirene Bezerra de Goveia

Unidade Escolar: Escola Especial Estrela da Esperança
Turma: A
Data: 22/05/2012

TEMA: Água, fonte de vida

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino
    Componente Curricular
   Tema
Ensino Fundamental Inicial
           Ciências
Meio Ambiente; Uso racional da água.
Ensino Fundamental Inicial
        Matemática
Jogos, tabelas, gráficos.
Ensino Fundamental Inicial
    Língua   Portuguesa
Leituras em livros, revistas e na Internet, escrita de textos, criação de histórias,



Ensino Fundamental
Inicial
                              Artes
Confecção de painéis, utilização do paint, recortes, colagens.


DADOS DA AULA

O que o aluno poderá aprender com esta aula
·         Perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
·         Reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
·          Adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
·          Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
·          Conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – cinco (5) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Através das experiências já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, a principal função desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água, ajudando-os a descobrirem os sintomas e as causas reais desse problema.
Estratégias e recursos da aula
  • Conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos. (Contar histórias associada ao tema);
·         Pesquisa em sala de aula sobre o tema (Leituras, jogos); 
·         Desenvolver grupos de discussões para tratar de assuntos diversos, como o desperdício, poluição dos recursos hídricos e doenças - desabastecimento e diminuição dos recursos disponíveis para o consumo;
·         Utilizar diversos recursos didáticos e tecnológicos, atividades e soluções, como revistas, jornais, livros, passeios, entrevistas, internet, data-show, música, etc; dispondo da montagem de um mural sobre o assunto em lugar visível a toda comunidade escolar;
·         Trabalhar com experiências concretas, mostrando a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma;
·         Visita ao córrego Guarazinho;
·         Visita à estação de tratamento de água e esgoto de Guaraí;
·         Palestra sobre a qualidade da água de Guaraí.


1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos
Explanação oral sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos. Para enriquecimento das informações, os alunos serão levados ao LABIN para obterem mais informações com imagens das causas do desperdício de água e quais são as medidas que estão sendo tomadas para a resolução do problema.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos  
Após ter sido realizado o levantamento das causas do desperdício da água, os alunos serão orientados a pesquisarem em sala de aula sobre o tema, realizando leituras em diversos recursos, tais como: revistas, livros, enciclopédias; onde estarão em pequenos grupos, criando histórias, utilizando cartazes com imagens e escrita mediante o entendimento obtido, para posteriormente apresentarem aos demais colegas de turma e da escola como num todo.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos
Visita ao córrego Guarazinho para verificar o quanto o mesmo vem sofrendo com a falta de conscientização do ser humano, depositando em suas águas todo tipo de lixo doméstico existente nas residências próximas ao mesmo.
Para registrar as observações realizadas, os alunos levarão cadernos, lápis, máquina digital, bem como se utilizarão de entrevistas com os moradores dos arredores do córrego.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos
Visita à estação de tratamento de água e esgoto de Guaraí. Os técnicos responsáveis pelo tratamento da água do município de Guaraí estarão mostrando para os alunos quais etapas devem ser realizadas para a manutenção da água e quais as conseqüências acarretadas para a nossa saúde, caso esse tratamento não seja realizado devidamente.
Palestra com a Engenheira Andréia Silva sobre a qualidade da água de Guaraí e a responsabilidade que temos como cidadãos para a manutenção da mesma. 

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos
Tabulação dos dados coletados durante as visitas e apresentação para as demais turmas da escola sobre as informações obtidas no decorrer do projeto.
Em grupos, os alunos apresentarão diversas descobertas sobre o uso racional da água para toda comunidade escolar, através de músicas, vídeos, painéis, cartazes e danças.
Avaliação
O trabalho com o tema “Água, fonte de vida” foi riquíssimo, pois proporcionou aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, ampliando assim, a consciência dos mesmos sobre as questões relativas à água no meio ambiente.
Através da realização desse projeto, os alunos puderam despertar o senso crítico quanto à cultura de preservação da água, conhecendo suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos.

Contextualizando a Mudança: da teoria a prática

A educação constitui a base de toda a formação e organização humana. Os instrumentos usados durante todo este processo são de extrema importância para construção e reprodução de visão de mundo, para formação de cidadãos efetivamente participativos e estimulados. Portanto, é visível a necessidade de adequações didáticas de ensino/aprendizagem que alcancem a tais expectativas, criando condições que permitam interconexões com o processo educacional e a evolução de recursos tecnológicos como meios para alcançar uma aprendizagem diferenciada e significativa.
Buscando atender a essa necessidade, a turma do 3º Ano do Ensino Fundamental desenvolveu várias atividades explorando as tecnologias disponíveis na escola. Dentre as atividades realizadas, uma que foi muito rica e interessante foi a “Soletrando”, pois com esta atividade, os alunos puderam pesquisar palavras novas, descobrir seus significados, se familiarizar com os recursos disponíveis no programa e manusear o computador com facilidade e conhecimento.

terça-feira, 15 de maio de 2012


O HagáQuê é mais um instrumento de aprendizagem riquíssimo em recursos. O software educativo disponibiliza um banco de imagens com diversos componentes para construção de Histórias em Quadrinhos (HQs), possuindo ainda, editor de textos e muitos outros recursos que possibilita o domínio da linguagem e da escrita.

Além de entreter, as HQs podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos mais diversos conteúdos. O programa foi criado, objetivando facilitar o processo de criação de Histórias em Quadrinhos por qualquer pessoa, mesmo esta sendo inexperiente no uso do computador, mas os recursos disponibilizados são suficientes para não limitar a imaginação de quem o utiliza.

Além de possuir caráter educativo, o software é interativo e desperta o interesse de quem o manuseia, criando histórias engraçadas, coloridas e cheias de imaginação.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Explorando o Software HAGAQUÊ




“Contextualizando a mudança: da teoria a prática

Os avanços na virtualização da aprendizagem, ainda seguem de maneira lenta e muito polêmica em nossas Instituições de Ensino. Polêmica porque muitos educadores não acreditam que essas novas linguagens e métodos virtuais alcancem de forma satisfatória o aprendizado dos alunos. Lenta, justamente por haver muitas incógnitas sobre o verdadeiro papel dessas linguagens. As conversas virtuais, gramaticalmente falando, prejudicam a escrita e leitura dos alunos, pois o ponto forte das mesmas são as escritas de forma incorreta, o que é aceito sem nenhum problema e sem nenhuma correção, na linguagem multimodal.
            Na prática de sala de aula, como educadora, procuro interagir as aulas a serem ministradas com as novas estratégias de ensino que desperta mais a atenção da clientela. Conversas informais a respeito do assunto mais comentado na Internet, o vídeo mais recente do youtube, dentre outros assuntos, buscando contextualizar os assuntos abordados com a temática da aula.
            As tecnologias contribuem significativamente para o aprendizado dos alunos por possuir atrativos que não são encontrados em livros e muito menos apresentado pelo professor de maneira tão chamativa. Através da tecnologia, os alunos leem com mais facilidade e vontade, se interessam mais pelos recursos apresentados e manuseiam com muito mais facilidade os conteúdos que em sala de aula, seria muito mais dificultoso.

Contextualizando a mudança.

Mediante a leitura do texto de Pedro Demo, o que podemos refletir sobre a questão dos desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola, é que em nossa prática pedagógica procuramos acompanhar as mudanças que chegam diariamente de maneira avassaladora em nossas vidas. A prática do diálogo é algo que faz parte da rotina de qualquer educador. Cremos que nenhuma prática docente ocorre sem o diálogo, mas é certo, que o diálogo que praticamos com os nossos educandos nem sempre é o que é desejado por eles. Seria utopia dizermos que tudo o que acontece em nossas salas de aula é o que é esperado pelos alunos. Na atual conjectura que nos encontramos nem sempre conseguimos atingir o ensino ideal para os mesmos. Uma regência multimodal assim como enfoca Demo, certamente ainda está meio distante da nossa realidade.

Navegando pela Wikipédia e pelo Wickicionário”

A Wikipédia é uma ferramenta de trabalho muito utilizada por todos as pessoas que fazem uso da Internet, pois a mesma é tida como um excelente site de pesquisa escolar. Atualmente, a Wikipédia vem sendo vista não só como uma referência enciclopédica, mas também como um recurso de notícias atualizado com frequência por causa da rapidez com que artigos sobre acontecimentos recentes aparecem. É um  website que se tornou a maior e mais popular obra de referência geral na Internet.
Nas pesquisas de satisfação quanto a esta ferramenta, a mesma é citada como referência em serviços da Web, juntamente com o YouTube, MySpace e Facebook, atingindo assim, alto grau de satisfação por parte dos usuários.
Projetado como o companheiro lexical a Wikipédia, o Wikcionário é uma outra ferramenta que tem crescido muito, pois além de ser um dicionário padrão, está buscando trazer a definição das palavras, informações suficientes para realmente entendê-las. É considerado como sendo um guia de rima, livros de frases, estatísticas de linguagem e apêndices extensivos. 
O Wikcionário ao contrário dos dicionários padrão está escrito de forma colaborativa por  voluntários, estando o mesmo disponível em 158 idiomas. O objetivo dessa ferramenta é o de definir todas as palavras em todas as línguas.