quinta-feira, 31 de maio de 2012

Conceito de Currículo e o Processo de Integração de Tecnologias ao Currículo

              Currículo são todos os conhecimentos a serem transmitidos aos alunos e que não ficam só no entorno escolar, mas sim, de alcance local, global utilizando as várias tecnologias nas práticas pedagógicas. Com isso, expandem-se novas situações de aprendizagem e de avanços nos meios possíveis de comunicação, que a sociedade constitui. É considerado como sendo a base fundamental de todo sistema de ensino. Sua estrutura constitui o conhecimento organizado e sistematizado, situado historicamente em seu contexto, permitindo que seja levado em conta a realidade da escola, a vida dos alunos, o entorno escolar, os acontecimentos locais e globais que interferem no sistema de relações estabelecido na dinâmica do processo educacional.
               A educação nos dias atuais passa por reformulações em metodologias, em recursos didáticos, buscando acompanhar o mundo evoluído tecnologicamente. A integração entre tecnologias e currículo se estabelece através de uma ótica de transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência, de ensino e de aprendizagem ativa, de formação de cidadãos e de vivência democrática, ampliando-se muito mais pela presença das novas tecnologias.
              O uso das tecnologias facilita o interesse dos alunos pelos conteúdos, pois são novas linguagens, que fazem parte do cotidiano dos alunos e das escolas. O desafio nesse processo está na criação de um parâmetro de educação que esteja aberto para o desenvolvimento de propostas relacionadas ao currículo, metodologias de ensino e formas de atuação dos educadores, considerando as contribuições que as tecnologias proporcionam para a realização de um trabalho.
              Nesse sentido, currículo é o caminho a ser percorrido durante o aprendizado e é elaborado de acordo com o pensamento pedagógico de cada época, nunca está pronto e acabado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário